Respeite a Mulher Cervejeira

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Por que propagandas de cervejas são tão machistas? Se você pensa que mostrar mulheres peitudas e gostosas servindo cervejas a machos beberrões que se divertem no bar é coisa de brasileiro, saiba que está redondamente enganado. Comerciais e anúncios de cervejas são, em sua maioria, sexistas em qualquer parte do mundo.

Embora a feitura da cerveja tenha sido – desde sua origem e por séculos – uma tarefa quase que exclusivamente feminina isso começou a mudar quando as cervejas deixaram de ser feitas em casa e passaram a ser comercializadas em tavernas e pubs. A revolução industrial praticamente tirou a manufatura das mãos das mulheres quando a cerveja começou a virar negócio.

Se a cerveja era bebida e feita por mulheres desde os tempos mais remotos, por que hoje a indústria cervejeira faz tanto esforço para alijar a parte feminina do público consumidor? O marketing da Grande Indústria sabe dos números que apontam que cerveja é bebida mais por homens. Uma pesquisa da craftbeer.com sobre o mercado americano apontou que apenas 25% das mulheres do país consideram cerveja sua bebida alcoólica favorita. Podemos pensar o que veio primeiro: o ovo ou a galinha? Mulheres bebem menos cerveja porque não gostam mesmo ou porque sempre anunciaram a espumosa como “bebida para homem”?

Outro resultado dessa mesma pesquisa pode indicar um caminho: se considerarmos apenas o público amante de cervejas artesanais, a porcentagem de mulheres que dizem ser a cerveja sua bebida favorita cresce para 37%. A cultura cervejeira artesanal, por princípio e em geral, valoriza produtos locais, faz parcerias para ajudar suas comunidades, não tem ganas de distribuição de massa e, aparentemente, tem maior potencial para atrair mulheres, tanto para a produção como para a comercialização e apreciação de suas cervejas.

Mesmo assim, o meio cervejeiro artesanal é predominantemente masculino e ainda traz resquícios do sexismo herdado da Grande Indústria e que estão na memória de todos. Abundam imagens de gostosas e pinups nos rótulos e no marquetismo baseado no “sou macho, bebo cerveja forte pra pegar mulher”. Por exemplo: ainda que traga uma gordinha no rótulo, a cerveja Gordelícia cai na vala fácil da exposição da sensualidade da moça, assim como a Refrescadô de Safadeza. Note-se que são duas ótimas cervejas, mas que no conceito ficam bambas entre a piada botequeira e a fórmula “macho bebe, mulé estimula”. As americanas da Acme e da Lagunitas (deliciosas) também gostam de estampar pinups em suas garrafas. Vale lembrar que o comercial da Colorado para sua cerveja da Copa foi considerado machista e bastante criticado, não apenas por garotas, mas também por cervejeiros artesanais. Mas nada disso se compara ao machismo bruto das ações da Grande Indústria, que usa e abusa do corpo da mulher para vender cerveja.

Para nosso alívio, a maior parte dos rótulos das artesanais é neutra e não explora a sensualidade da mulher. Nem sugerem que elas permaneçam como espectadoras, serviçais ou estimuladoras. Alguns vão além e chegam a ser quase feministas, como a gaúcha Maria Degolada, feita em homenagem a uma mulher vítima de violência machista.

Mas a questão é: se a Grande Indústria toma como base seu público 75% masculino, as artesanais – que contam com maior público feminino – não deveriam ignorar seu 37% de apreciadoras, cifra que provavelmente cresce a cada ano. Uma boa maneira de atrair mais mulheres para suas cervejas é passar a respeitá-las como bebedoras de cerveja. Ah, e é bom lembrar também que já existem muitas mestras-cervejeiras no mercado e, como dissemos lá no início, fomos nós mulheres que inicial e secularmente fabricamos essa porra. Outra coisa a se considerar é que a Grande Indústria poderia focar em homens que não são idiotas e amam cervejas.

Ah! E se alguém vier comentar por aqui que nos falta humor garanto que nós somos muito bem humoradas e adoramos a companhia de mulheres e homens inteligentes.

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13 thoughts on “Respeite a Mulher Cervejeira

  1. Na Espanha as propagandas de cervejas remetem a amigos, encontros, festas…não enfatiza mulheres como aqui.
    Adorava as propagandas de lá. ;)
    Belo texto….sou uma mulher cervejeira!

  2. Verdade vetdadeira! Morei na Escócia e fui “condenada” por pedir pints inteiros e não half pints… aparentemente um pont inteiro é coisa de homem. Não sabia se mostrava os seios ou coçava o saco! Hehehe

  3. Ual, achei bastante interessante o seu blog , gostei do post , na maioria dos casos acredito que somente colocando mulheres e apelando para o testosterona é que se conseguiria vender algumas m… da "grande industria" . Discordo da parte em que você associa idiotice masculina ao processo , talvez você não tenha noção da influência que a imagem feminina tem sobre a mente masculina , e isso não tem relação nenhuma com questões sociais e mais ainda inteligência, pois deixa o mais inteligente dos homens "idiota".
    Quando lançar a minha cervejinha no mercado farei propagandas voltadas para o publico feminino usando modelos masculinos , que tal ?
    Gostei bastante do blog , faço minha própria cerveja e é bastante legal ver espaços como esse que apoiam a criatividade , livre iniciativa e o empreendedorismo cervejeiro.

    • como produtor de cerveja voce pode direcionar seu alvo para o publico que escolher. O post expõe o que mulheres e hoomens não machistas pensam a respeito das propagandas usualmente feitas pela Grande Indústria.

  4. Gostei bastante do texto, acrescentou cultura.
    Acho que as mulheres bebem menos cerveja porque se criou um certo estigma de que é coisa de homem, mas o panorama tem mudado e as mulheres vem consumindo bastante. E isso se deve a liberdade feminina adquirida na atualidade. A mulher trabalha, paga suas contas e bebe cerveja porque gosta. Se vê imagens que eram raras antigamente, mulheres em grupos bebendo em bares. Ainda bem, mulher agrega valor! rs

    Não sei se já viu, mas gosto do comercial da 'Conti Beer', que o cara tipo que conversa com a namorada no meio do comercial e falando que aquilo era um comercial e ressaltando as coisas que acontecem nele e em todos os outros. Vale a pena assistir.
    Outro que eu acho fantástico é o da Heineken. Apesar de ser machista.
    Um grupo de mulheres entram em uma sala cheia de sapatos e começam a gritar de emoção, és que elas houvem gritos. São os homens gritando e comemorando por ter achado um armário cheio de cerveja geladinha. É a caracterização da idiotisse do homem em relação a cerveja. Mas quem não é idiota as vezes com certas coisas?

  5. A grande indústria deveria ouvir mais mulheres que, como eu, consomem suas cervejas. Eu deixo, sim, de tomar uma marca quando lembro de uma publicidade mais machista… Mas, sinto que muitas delas estão mudando a mensagem. Suas páginas nas redes sociais são mais neutras e os comerciais menos apelativo… mas apenas algumas.

  6. Nossa, a-do-rei a matéria!!!
    "Ah, e é bom lembrar também que já existem muitas mestras-cervejeiras no mercado e, como dissemos lá no início, fomos nós mulheres que inicial e secularmente fabricamos essa porra." hahaha. Não poderiam ter expressado melhor minha opinião.
    E isso não acontece só com a cerveja!
    Genial!

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